Vem chuva aí! Fique atento na direção

Em estações como o verão, quando as tempestades de final de tarde são frequentes, esteja sempre atento à previsão do tempo e evite sair nos horários com maior probabilidade de chuva, especialmente se o seu caminho passar por locais em que alagamentos são comuns.
Mas se você já estiver na rua, redobre a atenção e siga essas dicas de segurança:

1. Diminua a velocidade
Diminua gradativamente a velocidade para evitar riscos de aquaplanagem e, sobretudo, para manter o melhor controle da direção e observar melhor, já que a visibilidade da pista fica comprometida com muita chuva.
2. Melhore a iluminação
Manter os faróis, especialmente os de neblina, acesos faz com que o seu veículo se torne mais visível para os demais condutores, além de aumentar o seu campo de visão na estrada.
3. Mantenha uma distância segura
Manter uma distância segura dos veículos que estão à sua frente é uma regra conhecida por todos os motoristas. No entanto, vale a pena ressaltar que, nos períodos de chuvas fortes, é preciso seguir essa recomendação à risca para garantir a segurança de todos que utilizam a pista, uma vez que isso permite que o veículo da frente possa frear com tranquilidade.
4. Cuidado ao parar
Se você precisar parar, lembre-se que estacionar no acostamento ou às margens da pista pode ser um risco, pois como a visibilidade do motorista diminui durante fortes chuvas as chances de que ele não veja o seu veículo são grandes. Então, fique atento a isso e procure um local seguro para parar.
5. Deixe as duas mãos no volante
Outra regra que vale para qualquer situação, mas que nem sempre é seguida pelos motoristas, é a de manter as duas mãos no volante. Hoje, é muito comum flagrar condutores dirigindo com uma mão só, porque mantêm a outra ocupada, segurando o celular. Além de cometer uma infração gravíssima, esse condutor corre o grande risco de ser pego de forma desprevenida e provocar um acidente de trânsito.
6. Observe o estado dos pneus
Independentemente dos períodos chuvosos, é muito importante que você tenha uma atenção especial ao estado de conservação dos pneus.

Close Menu