Crescimento de até 30% no seguro dos veículos devido ao aumento no preço dos carros novos e usados

Principalmente pelo aumento no valor dos veículos na Tabela Fipe, tanto para os carros zero quilômetros como também para os usados, entre o ano passado e os primeiros meses deste ano

O valor do seguro dos veículos sempre foi calculado considerando diferentes fatores em relação ao perfil do motorista e também às características do veículo. A seguradora analisa diferentes itens para detectar os riscos aos quais o veículo está exposto: lugares pelos quais circula, onde fica estacionado durante à noite, frequência de uso, e muitos outros.

Principalmente pelo aumento no valor dos veículos na Tabela Fipe, tanto para os carros zero quilômetros como também para os usados, entre o ano passado e os primeiros meses deste ano, as apólices dos seguros para veículos registraram altas de quase 30%.

Os principais fatores que geraram o aumento no valor dos veículos foi a falta de peças que as montadoras precisam para fabricar os veículos, como consequência da pandemia. Com isso, os carros novos disponíveis no mercado ficaram escassos. E assim como funciona o mercado, com a pouca oferta disponível o valor deste bem aumentou.

Além disso, ao haver demoras de seis meses ou mais na entrega dos carros zero quilômetro, muitos clientes optaram pela compra de carros seminovos ou usados. Com o aumento na demanda deste segmento os preços também aumentaram.

Com o impacto desses novos valores na Tabela Fipe, as seguradoras se viram na obrigação de reajustar o prêmio dos seguros para poder dar conta da cobertura desses novos valores em casos de sinistro. Como consequência, muitos proprietários tiveram surpresas no momento de fazer a renovação do seguro.

O aumento não foi igual para todo tipo de veículo, pois alguns aumentaram cerca de 10% por exemplo, mas vários carros populares, justamente por serem os mais procurados no mercado e estarem em falta, tiveram aumentos de mais de 25%.

Renovações e contratações do seguro

Muitos entenderam que ao aumentar o valor do carro, o patrimônio que possuíam tinha mais valor, e por isso era previsível a alta no prêmio do seguro. No entanto, a realidade de muitos motoristas não permitiu a renovação nos mesmos termos.

Alguns proprietários, mesmo entendo a importância de contar com um seguro, diante dos aumentos no momento de renovar a apólice e a elevação dos preços dos serviços e produtos em geral, optaram por não renovar suas apólices, e sim dirigir com mais cuidado, alguns até preferem deixar o carro na garagem e usá-lo menos para não se expor às situações de riscos e com isso evitar acidentes e roubos.

Outros, escolheram manter o seguro de carro, mas reduzir as coberturas ou contratar apólices mais baratas, seja com a mesma seguradora ou contratando algumas das novas opções de seguro, como o seguro pago de acordo ao uso do veículo ou um seguro que oferece cobertura somente para terceiros.

A possibilidade atual de ter um seguro feito sob medida é muito maior. Com isso, muitos motoristas conseguem ajustar as coberturas às suas reais necessidades, por exemplo: com a dificuldade de conseguir as peças para o conserto, a opção de carro reserva passou a ser mais considerada.

Normalmente era contratado por apenas 7 dias, que é o período mínimo disponibilizado pela maioria das seguradoras, mas, com esta situação, os clientes têm optado por contratar prazos maiores, de 30 dias ou ilimitados, fator que eleva o preço do seguro, mas, em caso de ser preciso, evita grandes dores de cabeça para o motorista.

O mercado atual de seguros disponibiliza muitas opções para os proprietários de veículos, a questão para fazer uma boa escolha, que ofereça benefícios em relação ao custo, é fazer uma boa simulação e entender muito bem cada característica da cobertura antes de fazer a contratação.

Fonte: CQCS, com base no portal CGN

Close Menu