Setembro Amarelo: vamos falar sobre suicídio

Os números sobre saúde mental são mesmo preocupantes: entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a segunda causa de morte. No Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos. Esses números já deveriam ser suficientes para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta. Para diminuir esta estatística e chamar a atenção para este problema, o CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) criaram, em 2015, o Setembro Amarelo.

O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todas as pessoas. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda. Se você conhecer alguém que tenha algum desses sinais, ofereça ajuda. Ouça o que ela tem para falar. Dê um abraço. Sugira que se procure um profissional de saúde. Ajude a diminuir as estatísticas.

O CVV é um canal direto e disponível 24 horas por dia para aqueles que precisam de apoio emocional, estão com depressão, pensamentos suicidas, entre outras dificuldades relacionadas à saúde mental. É possível fazer ligações gratuitas, sob sigilo total, de telefone fixo e celular para o 188, entrar em contato pelo site do CVV https://www.cvv.org.br/.

Close Menu